“Mais força para Porto Alegre!”

O emprego da energia elétrica e sobretudo a implementação da iluminação pública foram, sem dúvida, marcas inegáveis do processo de modernização urbana não apenas nas cidades brasileiras, mas em todo o mundo. A luz elétrica trouxe consigo novos hábitos e sociabilidades urbanas como o frequentar de cinemas, restaurantes e cafés noite adentro, e nas décadas de 1920 e 1930 Porto Alegre viu serem instalados postes e luminárias modernos ao longo de suas avenidas e ruas mais importantes.

Com isso, também a demanda por energia para abastecer a cidade crescia, e este informe publicitário da Companhia Energia Electrica Rio Grandense dava conta do investimento em novos equipamentos geradores de energia.

Além da ilustração em estilo moderno, xilográfico, representando um provável personificação da energia elétrica nos céus contra um horizonte tomado por indústrias e usinas, dentre as quais a atual Usina da ponta do Gazômetro, o informe traz fotografias desta última e suas instalações, além de uma perspectiva noturna iluminada da Avenida Redempção, atual João Pessoa.

"Mais força para Porto Alegre!".Correio do Povo, 01/10/1930, p. 17. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho.
“Mais força para Porto Alegre!”.Correio do Povo, 01/10/1930, p. 17. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho.

Mais força para Porto Alegre![1]

A Companhia Energia Electrica Rio Grandense

não poupando esforços e capitaes para bem servir seus clientes, apressou-se em ampliar as suas instalações, inaugurando novos melhoramentos na sua usina, no valor de 6.200 contos. A capacidade da sua usina geradora foi elevada para 15.000 kilowatts, afim de atender ao desenvolvimento de Porto Alegre.

A nova turbina de 5.000 kilowatts, recentemente instalada na usina geradora da Companhia Energia Electrica Rio Grandense, para atender ás necessidades do publico e das industrias de Porto Alegre.

Existem mais duas outras turbinas em funcionamento, de 5.000 kilowatts, cada uma.

A Usina Electrica de Porto Alegre, onde acaba de ser instalada a caldeira mais moderna e mais poderosa da America do Sul.

Ao lado da Usina, vae ser construída a primeira Usina do Brasil, para aproveitamento dos sub-productos do carvão riograndense.

Porto Alegre e os seus melhoramentos

A nossa capital pode se orgulhar, hoje, de possuir um dos melhores e mais modernos serviços electricos e tramviarios do Brasil.

Um serviço electrico moderno significa progresso, conforto e maiores oportunidades para todos”.

 

Referências:

[1] Correio do Povo, 01/10/1930, p. 17. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho. A grafia original foi mantida.

 

2 Comments

Deixe um comentário