Os avanços científicos do século XIX já haviam deixado clara a necessidade de exercitar não só a mente, mas também o corpo. Fazer ginástica, praticar esportes era considerada uma medida de higiene na rotina, e o movimento era encorajado de diversas formas. Fosse nas regatas no Guaíba ou nos veraneios na zona sul, a cidade também ia se tornando palco da prática esportiva.
Nesta pequena reportagem no Correio do Povo de 30/12/1928, anunciava-se uma obra de ajardinamento especialmente equipada para a prática de esportes: a praça Dr. Montaury[1], ou José Montaury, no bairro Moinhos de Vento. Situada em frente à Hidráulica Municipal, a praça teria quadras esportivas separadas para homens e mulheres (!), contaria com creche e ginástica matinal para idosos, além de chuveiros e outros equipamentos destinados a garantir que todos se exercitassem.
Mais tarde, a Rádio Sociedade Gaúcha, atual Rádio Gaúcha, instala sua sede nesta mesma praça. Segundo Luiz Artur Ferrareto[2],
“[…] a nova sede da Rádio Sociedade Gaúcha torna-se uma referência graças à torre inaugurada em 23 de julho de 1932, que passa a servir de suporte para a antena transmissora. Com 50 metros de altura e construída com madeira de ipê tratada para evitar apodrecimento, a estrutura destaca-se no horizonte. A distância, lembra vagamente a Torre Eiffel, de Paris, e, por este motivo, passa a ser considerada uma espécie de cartão-postal de Porto Alegre.”
Assim, duas marcas da modernidade se encontram no mesmo espaço da cidade: a prática de esportes e o rádio.
“Os jardins de recreio da Cidade[3]
O que será a praça de desportos ‘Dr. Montaury’ a ser inaugurada em breve
Nella, meninos e meninas terão suas secções a parte
Noticiamos, ha dias que a Municipalidade estava mandando construir mais um jardim de recreio, em um vasto terreno da rua Moinhos de Vento[4] emfrente da Hydraulica Municipal e que dá também para a rua Mostardeiro.
O novo centro desportivo pela adaptação feita ficará sendo um os principaes da capital, não só pela sua localização em um posto pittoresco, como pela sua completa apparelhagem moderna.
Dividir-se-á em secções masculina e feminina, tendo cada uma dellas pavilhões, canchas e apparelhos gymnasticos. Tambem, como os outros jardins este terá uma parte destinada a um jardim de infancia.
Este, como dissemos, localisado na zona da Independencia e Moinhos de Vento virá proporcionar uma recreação sadia aos jovens dessa parte da cidade.
Nas suas tres canchas de tennis, basket-ball, volley-ball, base-ball, chuveiros e demais installações encontração todoso sufficiente com que occupar-se.
Todas as idades receberão os cuidados do director do jardim.
Pela manhã, das 6 ás 7.30 horas haverá um grupo de senhores de idade, que terão opportunidade de fazer os seus exercícios physicos.
Das 8 às 11 horas, debaixo da direção de competente professora, funccionará um Jardim de Infancia, para as creanças, menores de 12 annos. Á tarde, das 3 ás 6 horas, os escolares, livres de suas tarefas, encontram no jardim aberto para os seus folguedos e exercícios.
Com o encerramento do commercio oe apparelhamento do Jardim é entregue aos que até esta hora trabalham.
Desta forma um Jardim de Recreio quando bem administrado torna-se um benefício público por excellencia.”
Autoria desconhecida.
Referências:
[1] Em homenagem a José Montaury de Aguiar Leitão, prefeito de Porto Alegre entre 1897 e 1924. Atualmente, nesse local encontra-se o Clube Tenístico José Montaury.
[2] FERRARETO, Luiz Artur. Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais. Canoas: Ed. Da ULBRA, 2002. P. 83.
[3] Correio do Povo, 30/12/1928. Hemeroteca do AHMMV. A grafia original foi mantida.
[4] Atual avenida Independência.