A história em quadrinhos Viaduto, continuação de Beco do Rosário, se passa num período em que a cidade testemunha o início da verticalização de sua paisagem, ou seja, os antigos casarões e sobrados das décadas anteriores começam a ser substituídos por edifícios altos, de múltiplos andares. Por si só esse novo tipo arquitetônico já é um sinal de modernização urbana, mas os programas que ele acolhe também indicam novos tempos: hotéis, prédios de apartamentos, escritórios com comércio no primeiro andar, possibilitando uma ocupação mais densa no espaço urbano.
Entre esses primitivos “arranha-céus” está o belo edifício Alcaraz, projetado pela dupla Saul Macciavello e Antonio Rubio e construído em 1930. Segundo Rogério Pinto Dias de Oliveira,
“Também no ano de 1930, foi realizado o projeto do edifício Alcaraz, para Alexandre Alcaraz, na rua Andrade Neves esquina com a travessa Itapirú, onde hoje está localizado o Hotel Lancaster. Construído em estrutura de cimento armado pela firma E. Kemnitz & Cia. Ltda., esta edificação foi projetada para servir a um hotel, equipado com lojas no pavimento térreo. Tal construção destacou-se como um marco de modernidade arquitetônica por seu programa, seus materiais e técnicas construtivas e, também, pela sua inserção no contexto urbano […]”[1].
O autor ainda destaca um trecho de matéria da Revista do Globo, no qual a modernidade e higiene da construção é destacada:
“[…] Dado o curto prazo no qual foi ultimado, assim como pela técnica moderna que presidia a construção do mesmo, figura esta entre as congêneres obras edifícios de valor da nossa capital […]. Provavelmente será instalado nela um hotel que, claro está, será dotado de todos os mais modernos preceitos de higiene, assim como das mais modernas e aperfeiçoadas instalações. No andar térreo, luxuosas lojas atrairão para este ponto o mundo de compradores elegantes”[2].
Se na fotografia da época da sua inauguração[3] o edifício Alcaraz dominava absoluto a paisagem, hoje ele está ‘engolido’ por edificações ainda mais altas, denotando o desenvolvimento da verticalização urbana na cidade.
Na história em quadrinhos, o edifício Alcaraz sinaliza esse início da verticalização da paisagem nas imediações do famoso Club dos Caçadores, do qual é vizinho.
Referências:
[1] OLIVEIRA, Rogério Pinto Dias de. Saul Macchiavello & Antonio Rubio: modernidade arquitetônica em Porto Alegre (1928-1938). Porto Alegre, 2010. 215 f. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pós-Graduação em História, PUCRS.
[2] REVISTA DO GLOBO, Ano 2, nº 31, p. 27. Porto Alegre: Globo, 1930. Apud OLIVEIRA, 2010.
[3] REVISTA DO GLOBO, Ano 2, nº 31, p. 27. Porto Alegre: Globo, 1930. Apud OLIVEIRA, 2010.