"Os selvicolas pedem justiça". Correio do Povo, 23/03/1929. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho.

“Os selvicolas pedem justiça”

"Os selvicolas pedem justiça". Correio do Povo, 23/03/1929. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho.
“Os selvicolas pedem justiça”. Correio do Povo, 23/03/1929. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho.

No encerramento deste mês de abril, uma fotografia publicada no Correio do Povo lembra que a luta dos povos indígenas brasileiros pelo direito às suas terras e aos seus modos de vida nunca teve trégua. Há quase cem anos atrás, o jornal publicava longa matéria romantizando tanto os indígenas que haviam se deslocado a pé para Porto Alegre em busca de justiça quanto o paternalismo de D. Pedro II na carta de 1884 que assegurava-lhes a posse das terras. Mesmo com a carta imperial, as terras dos Coroados da fotografia nunca estiveram seguras… 

“De Inhacorá a Tupaceretan o trajecto é intermino e penoso. Francisco de Oliveira Fongue [o cacique] fel-o a pé em companhia de mais sete Coroados.

Entre estes se contava Cambori, um indio velho centenario que o milagre da raça transformou em padrão magnifico de fortaleza viril

Cerne velho que ignora o charleston, mas conhece o divino segredo das estrellas…”

Autoria desconhecida. 

Correio do Povo, 23/03/1929. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho.

Deixe um comentário