A imprensa celebra a verticalização e, consequentemente, a modernização da cidade. Na foto publicada no Estado do Rio Grande, vê-se o imponente prédio do então Novo Hotel Jung[1], que dominava a paisagem da Praça XV com sua altura. Que diferença para a esquina do antigo Beco do Rosário com a Marechal Floriano!
“Porto Alegre acompanha os passos progressistas da architectura moderna, nada devendo neste ponto aos mais adiantados centros. A fotografia que hoje estampamos demonstramos [sic] isso. O edifício óra em terminação, situado na Av. S. Raphael esq. da Praça 15 de Novembro, propriedade do Comm. Antônio Chaves Barcellos F°, projectado e construído pela firma Azevedo, Moura e Gertum, é um belíssimo exemplo de architectura moderna e que muito honra a nossa capital”[2].
Abaixo, a fotografia do edifício Frederico Mentz ainda em construção dá uma idéia de sua altura relativa à média de altura dos edifícios circundantes:
Abaixo, a localização do edifício no Google Maps:
Referências:
[1] Também conhecido como Edifício Frederico Mentz.
[2] Estado do Rio Grande, Ed00224, 15/07/1930, p. 11. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A grafia original foi mantida.